sábado, 9 de agosto de 2014

Café serve pra tudo



Meu pai costumava dizer que tomar café servia para tudo. A frase não é muito clara. Mas, era certo que beber café lhe dava prazer. Se com prazer tudo fica mais fácil de ser dito e feito, podemos imaginar que o que ele queria dizer era que tomar café junto com alguém serviria pra facilitar a conversa, o encontro.
Também imaginamos que ao dizer, que servia pra tudo, ele quisesse dizer, servir pra todos ou pra tudo que é gente. É verdade, no trabalho, nos colégios, nas estradas, em todos os lugares que chegamos tem um cafezinho pronto pra ser servido.
Ele não rejeitava um convite pra tomar um cafezinho. Pela manhã, depois do almoço e no jantar. As suas três refeições tinham que ter ou serem acompanhadas da saborosa bebida. Todos da família já conheciam sua predileção.
O café chegou ao Brasil no século dezoito, através do sargento-mor Francisco de Melo Palheta. O ouro negro, como também é conhecido, caiu nas terras e no gosto do brasileiro. Hoje, somos o maior produtor de café e ainda detemos a sua melhor qualidade.
Sentar à mesa e tomar um cafezinho com meu pai sempre foi um prazer para mim. Dessa forma a nossa conversa era mais aproximada e calorosa. E naquele momento eu percebia que, apesar da sua sisudez, o coração do meu pai era como o líquido que ele apreciava: quente e bem servido. 

Cesar Sampaio

2 comentários:

  1. Lindo texto.Triste e doce como as saudades sem remédio.

    ResponderExcluir
  2. Um café...pode aproximar pessoas, fazer surgir novas amizades. Apenas um café. Liinnndo.

    ResponderExcluir