quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Dia do Leitor.



Do hábito vem o prazer de ler? Ou do prazer de ler é que vem do hábito da leitura?

Começar um texto com esse tipo de pergunta parece que mal iniciei a escrever e já estou confuso. Mas calma, é só uma provocação!. Acredito que ambas as questões podem ser respondidas de forma positiva. Isso porque, em última análise, o mais importante é ler, sem se importar com as causas de sua escolha.

Deparamo-nos em meio a uma cultura extremamente consumista com a necessidade de termos dia para tudo: Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, do Médico, do Advogado, do Estagiário, dos Mortos, do Amigo, do Beijo... Esta quantidade incontável de “dia de alguma coisa” nos leva a questionar a própria importância de cada comemoração. Afinal, quando dizemos que tudo pode ser especial, implicitamente colocamos todos na frivolidade.

Infelizmente, não é diferente para o dia de hoje: o Dia do Leitor. Acredito que poucos saibam que dia é hoje. Para muitos, o 07 de Janeiro será o aniversário de alguém querido ou apenas o dia de voltar ao trabalho. Mas acredito que hoje é um dia que deva ser realmente lembrado. Não pelos motivos consumistas e comerciais que citei acima ou suas consequências, e sim pelo poder de transformação que a leitura pode nos proporcionar.

De fato, o verdadeiro leitor pode ter um dia. Mas aí vem a questão: quem merece ser considerado, verdadeiramente, um leitor? Serão aqueles que apenas sabem ler? Aqueles que leem “X” livros por ano? É difícil responder. Acredito que a questão não é quantitativa, e sim, qualitativa. O verdadeiro leitor, em minha opinião é aquele que é capaz de  ir além daquilo que lê e tentar buscar algo a mais em sua vida a partir deste ato, que em sua essência, é incompleto, ou seja, só se aperfeiçoa quando damos a ele um sentido ou quem sabe uma nova perspectiva. Por exemplo, qual seria o sentido em ler dezenas de livros por ano, se não conseguimos colocar em prática toda a informação que adquirimos? Afinal, sempre esperamos que, após, ou durante uma leitura, possamos obter conhecimentos técnicos, ensinamentos de vida etc.

Neste pouco lembrado Dia do Leitor, espero, através deste texto, transmitir a mensagem de que quaisquer que sejam as causas que nos levam a fazer uma leitura, o que de fato importa é que possamos torná-la parte do que somos, em uma tentativa ininterrupta de termos, em nós, o espírito da mudança.

Samuel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário