quarta-feira, 29 de maio de 2013

A casa do ornitorrinco




A filha de Belizário estava estudando para prova de biologia e pediu para ele tomar o ponto.

—Quais as principais células do tecido conjuntivo?

—Células mesenquimatosas, fibroblastos, condroblastos e mastócitos.

—Certo. Muito bem!

Mas, num instante de lucidez, o pai inconformado se perguntou: qual a serventia para um aluno do ensino médio, saber que as células do tecido conjuntivo são as mesen...

Ele tem certeza que o ensino no Brasil está em processo de autofagocitose. Mas, enquanto esse processamento não é concluído, os alunos continuam rindo das trombas de falópio desse elefante branco chamado colégio, e desses seres esquisitos e esquecidos pela cadeia evolutiva, que os alunos (ainda) chamam de professor. 


©Cesar Sampaio

2 comentários:

  1. Eu tive e ainda tenho uma visão muito prática sobre esse seu questionamento: sempre pensei que esses assuntos específicos do ensino básico me serviriam bastante, pois seria dominando-os que conseguiria passar no concorrido vestibular de medicina; o curso superior me proporcionaria capacitação para ser médico; e, sendo médico, alcançaria um objetivo profissional, pessoal, ético de cuidar das pessoas! Então, pensando por esse lado, esses assuntos me serviram ... e muito!
    Bom texto

    ResponderExcluir
  2. Acho que base é tudo. Aqueles que tiverem oportunidade de estudar em colégios que ensinem a pensar, estarão voando no conhecimento. Infelizmente são poucos os colégios e pouquíssimos professores que estão capacitados para tal.

    ResponderExcluir