segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aos vencedores as batatas



Os vencedores não são deuses.

Eles são apenas fracassados que ainda não se encontraram na vida.

A derrota está sempre na linha da partida. 
Na linha de chegada chegam os iludidos.
Mas é bom vencer; ser o campeão, o melhor, o mais amado... 
É muito bom vencer!


©Cesar Sampaio

2 comentários:

  1. No prefácio do livro "como morrem os pobres e outros ensaios" de George Orwell, ele atenta ao fato de que os gênios nunca são derrotados e por isso, e não amargam o gosto das perdas. Talvez esse seja o seu fracasso, o de não dar valor ao gosto de um vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vitória é doce. se pudéssemos esticaríamos cada uma delas até o infinito, pra que as nossas vidas não encontrassem o fim. mas, por mais que façamos- e é importante fazer - nunca poderemos sair vitoriosos quando compreendemos que a conclusão da vida é o inominável. nós ocidentais, que tanto lutamos pela razão, no "final das contas" compreendemos que não dar valor ao incompreensível pode ser uma forma de "perder o jogo" com vergonha e indignidade. isso eu aprendi a duras penas.
      é verdade, por muitos anos quis vencer, ser o campeão, receber todas as atenções dedicadas aos vencedores. hoje (na verdade já faz algum tempo), compreendi que o que eu sempre quis foi viver em paz. isso me faz viver de uma maneira que não me permite ser traído por uma vitória.
      não quero dizer que a vitória é má. não. apenas temos que aprender a lidar com ela para não sermos destruídos pelas suas consequências obscuras. eu é que nunca me dei bem com ela; e quer saber, acho que ela também nunca soube ser delicada comigo. então, eu a transformei em outra coisa. uma coisa parecida comigo. achei melhor assim.
      mas tenho minhas conquistas das quais muito me orgulho. a maior delas é ter uma pessoa tão especial como você na minha vida, e poder lhe escrever essas palavras.
      receba meu abraço de vitória, por que você é parte dela.

      Excluir